Escola aposta em atividades lúdicas como método de formação

O Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral, para atingir a missão de promover o sucesso escolar e incentivar o gosto dos alunos pelo ensino, tem aplicado uma metodologia que aposta no desenvolvimento de um conjunto diversificado de atividades. Os projetos vão decorrer ao longo do ano letivo, envolvem alunos de diferentes anos escolares e focam-se sobretudo na área das ciências.

XII Congresso Jovens Geocientistas

Projetos como a Missão Power Up, o XII Congresso de Jovens Geocientistas, concursos do Geoparque da Serra da Estrela, Ciência em Cena ou o Ensino de Ciências Experimentais a alunos do primeiro ciclo são alguns dos projetos que têm unido professores e estudantes. O objetivo do desenvolvimento da escola é claro e traduz-se em levar o ensino para fora da escola uma vez que duas das professoras envolvidas nos projetos defendem que “não se aprende só com os programas” escolares.

Os projetos têm envolvido sobretudo alunos do segundo e terceiro ciclo, mas pelo primeiro ano, a Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral abre as portas a alunos de primeiro ciclo com a iniciativa “Ensino das Ciências Experimentais”. O projeto, que partiu da direção da escola, envolve 215 crianças de Belmonte e Caria, que duas vezes por semana, de forma alternada, visitam o laboratório de biologia da sede do agrupamento, onde observam e realizam fenómenos científicos.

os six power em trabalho no ambito da Missao power up

Através de sessões de experimentação e observação de fenómenos do quotidiano segundo os aspetos científicos, a iniciativa pretende promover o uso de vocabulário de forma natural de acordo com as experiências realizadas, desenvolver o pensamento dedutivo, crítico e criativo dos alunos assim como fomentar a observação e descrição.

Desde o seu início, a 27 de setembro, as professoras envolvidas nesta iniciativa admitem que “os alunos têm mostrado entusiasmo e interesse pelas atividades experimentais e no final das sessões ouvem-se frequentemente comentários dos alunos que perguntam se já acabou e se não podem ficar mais tempo”. Reações que levam as professoras concluir que é possível fazer um “balanço extremamente positivo. Este é o primeiro ano em que se realizou mas pensamos que será para continuar”.

jogando os jogos na plataforma on-line da Missão Power Up

(Acompanhe a reportagem na íntegra na edição impressa do JB)

Adriana Ribeiro

Logo Final

Deixe um comentário