O Jornal

Estatuto Editorial

Jornal de Belmonte

  1. O Jornal de Belmonte cumpre na íntegra a Lei de Imprensa e as orientações definidas neste Estatuto Editorial e pela sua Direcção.
  2. O Jornal de Belmonte é um órgão de informação regional, generalista, que tem como premissa capital assegurar uma fonte noticiosa ao concelho de Belmonte e às zonas envolventes.
  3. O Jornal de Belmonte segue um conceito de jornalismo rigoroso e competente, rejeitando o uso do sensacionalismo.
  4. O Jornal de Belmonte rege os seus procedimentos de acordo com critérios jornalísticos de Isenção, Proximidade e Credibilidade, respeitando de igual forma todas as opiniões e convicções.
  5. O Jornal de Belmonte respeita rigorosamente o sigilo das suas fontes de informação, não permitindo, em qualquer contexto, a quebra desse protocolo.
  6. O Jornal de Belmonte reivindica o direito de emitir periodicamente opinião exclusiva, em editorial, sobre todas as notícias, respeitando integralmente a Lei em vigor.
  7. O Jornal de Belmonte separa estritamente notícias de teor opinativo, reservando-se ao direito de compreender e interligar os factos que possui.
  8. O Jornal de Belmonte honra os princípios constitucionais da Liberdade de Expressão e de Informação.
  9. O Jornal de Belmonte compromete-se com os leitores, numa relação exigente, credível e de proximidade, autónoma de qualquer poder, seja político, empresarial ou individual.
    _______________________________________________________________________________________

Projeto

– O projeto “Jornal de Belmonte” nasceu de um encontro de vontades entre os responsáveis da Associação Desportiva de Belmonte e um grupo de estudantes da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, com vontade de trabalhar em prol de um projeto capaz de devolver uma fonte noticiosa ao concelho de Belmonte e oferecer aos estudantes o primeiro contacto experimental com o mundo profissional.

Missão

– A missão do grupo de trabalho é recuperar o “Jornal de Belmonte” e recriar o projeto, que tem como premissa capital colmatar uma lacuna existente na disseminação de notícias do concelho de Belmonte. Surge de uma iniciativa conjunta de vários alunos da Universidade da Beira Interior, com o objectivo de dar cobertura credível aos acontecimentos do concelho e, simultaneamente, criar uma ponte entre o mundo académico e o profissional.

Organograma

Diretor – João Santos

Porta-voz- Mafalda Félix

Comunicação e Imagem- Ângela Mendes

Revisão- Francisco Ribeiro